AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO – Entenda como funciona!

A audiência de conciliação é feita sob a orientação de um conciliador e ocorre em um lugar menos formal e mais tranquilo para as partes.
Contudo, é indispensável que você esteja acompanhado de um advogado no dia da audiência. Afinal, ele irá intermediar, conversar e defender os seus interesses, uma vez que o acordo deve ser o mais vantajoso para todos.

Desse modo, o réu é citado/intimado para participar do ato e obter uma decisão em consenso com o autor. Assim, se vocês chegarem a um acordo, a ação termina. Contudo, se não houver consenso, o processo continuará e terá uma sentença judicial.

O intuito de realizar audiência de conciliação é resolver a questão o mais rápido possível e todos os esforços devem ser feitos em prol deste objetivo.
Caso você seja intimado para participar de uma audiência de conciliação, você precisará ficar atento a todos os detalhes e deixar tudo claro para o advogado de sua confiança.

Além disso, você deve levar documentos que comprovem danos, ter um resumo dos fatos e estar presente no horário marcado. Afinal, esses pontos ajudam no andamento da audiência e na resolução do conflito, através de um acordo que favoreça ambas as partes.

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/audiencia-de-conciliacao-no-juizado-especial-o-guia-essencial-para-leigos/1935850576